Visão de futuro, balizada por resultados passados

Que as empresas precisam obter lucro para realizar o seu propósito não é novidade, mas, além do lucro, é importante conhecer as previsões/provisões de gastos e de receitas para o correto direcionamento estratégico.

Quanto mais complexo o ambiente de atuação da empresa ou mesmo, o ambiente econômico mundial, mais importante se apresenta a análise financeira da atividade.

Diante de cenários turbulentos, com informações precisas sobre o resultado da empresa, sobre o resultado dos produtos, sobre as previsões e provisões legais e estruturais, é possível aos gestores, imporem modificações nos processos de trabalho, no modelo operacional e comercial, buscando manter a solidez da empresa.

Infelizmente, nos momentos de crise é que as empresas acabam deixando de dar a atenção devida para o planejamento estratégico, focando exclusivamente na sobrevivência diária e, isso, por muitas das vezes, acaba se revelando através de análises financeiras simplistas que balizam decisões equivocadas que prejudicam ainda mais a saúde da empresa.

Uma análise profunda e projetada do resultado da empresa, pode concluir que no momento atual há resultado negativo, mas, no futuro próximo, o resultado será positivo e, com essa visão mais ampla, será possível tomar as melhores decisões estratégicas.

         E como enxergar o futuro olhando para o passado?

Os relatórios gerenciais [ou relatórios de controladoria] são relatórios estratégicos que, se bem produzidos e analisados, podem significar para a empresa o sucesso tão esperado.

Quando alinhados com o plano estratégico da empresa, o planejamento financeiro se torna seu grande aliado, demonstrando a eventual sobra de caixa ou a necessidade de buscar recursos no momento certo, o que possibilita que os investimentos sejam melhor remunerados e tudo isso, com base nos resultados passados.

Quando se analisa o ‘Demonstrativo de Resultados da Empresa’ em conjunto com o ‘Balanço Patrimonial’ do período encerrado, é possível projetar – com as informações sobre vendas, impostos, custos, despesas e investimentos – o resultado futuro e, essa projeção, pode inclusive, embasar as metas comerciais da empresa, permitindo que a performance seja medida em termos reais.

A elaboração dos relatórios gerenciais deve atender não só o segmento de atuação da empresa, mas, também, especificamente o momento da empresa, isso, em termos de startup ou até mesmo empresa madura, afinal, cada momento empresarial exige um tipo de atuação e uma necessidade de recursos.

Entendendo que resultados passados [positivos ou negativos] não significa que se obterão os mesmos resultados no futuro, é possível concluir que a elaboração dos relatórios de controladoria são imprescindíveis para o bem estar financeiro e operacional das empresas e, nesse aspecto, como empresa especialista, a PLANEMP pode colaborar em muito com as empresas.