Todos sabem que uma empresa só é capaz de se perpetuar se conseguir lucros consistentes, mas, como buscar lucros consistentes sem saber a partir de que ponto a empresa encontra o Lucro?

E, partindo dessa premissa é que se percebe a importância do ponto de equilíbrio. E, em nossa atividade de BPO Financeiro, colaboramos com as empresas não só em identificá-lo, mas, também em aplicar o seu conceito na condução dos negócios.

O Ponto de Equilíbrio, seja em economia, contabilidade ou finanças, indica o ‘ponto’ em que o custo total e a receita total se encontram, são uniformes. Nesse ‘ponto’, não há perda ou ganho líquido, mas, sim, se identifica o equilíbrio entre as receitas e os custos que precisavam ser pagos.

O Ponto de Equilíbrio pode ser considerado uma medida de segurança, afinal, é ele quem indica quanto é necessário vender para que os custos estejam pagos, pois, ele indica a partir de que momento, as receitas se igualam aos custos e, a partir de então, é que se encontrará o tão almejado lucro.

         Ponto de Equilíbrio Contábil

O Ponto de Equilíbrio Contábil, em inglês ‘BreakEven Point’, é o mais simples de ser calculado e, também o mais utilizado. Sua fórmula é: ‘Custo + Despesa Fixa / Margem de Contribuição’.

Sua análise indica que, quanto mais baixo for o indicador, menos arriscado será o negócio, pois, mais a empresa possui os seus custos relacionados à operação (custos variáveis) em relação à manutenção (custos fixos), se mostrando mais competitiva e rentável.

         Ponto de Equilíbrio Econômico

O Ponto de Equilíbrio Econômico leva em consideração o custo de oportunidade. Sua fórmula é: ‘Custo Fixo + Lucro Desejado / Margem de Contribuição’.

Sua análise apresenta uma condição monetária, afinal, possibilita analisar a atividade, em comparação com outras opções de investimento.

         Ponto de Equilíbrio Financeiro

O Ponto de Equilíbrio Financeiro leva em consideração outros ajustes no seu cálculo. Sua fórmula é: ‘Custo Fixo – (Depreciação + Dívidas Pagas) / Margem de Contribuição’.

Sua análise apresenta a consideração sobre o que foi gasto pela empresa e que, não está diretamente ligado à atividade.

                  O que é margem de contribuição?

Como ficou claro, a ‘Margem de Contribuição’ é outro indicador muito importante, afinal, demonstra quanto o lucro da venda de cada unidade vai contribuir para pagar os custos e despesas da empresa; e, portanto, quanto vai gerar de lucro. Dessa forma, é possível identificar quantas unidades a empresa precisa vender para atingir o ponto de equilíbrio e, apurar lucros. Sua fórmula é: ‘Preço de Venda – (CMV + Despesas Variáveis)’

Como mencionamos, o Ponto de Equilíbrio Contábil é o mais simples e utilizado, mas, não por isso, o menos importante. Através da sua análise em conjunto com a ‘Margem de Contribuição’, é possível determinar as metas da empresa, indicando qual o melhor mix de produtos a ser negociado, buscando a melhor rentabilidade possível para o negócio.

Veja os cálculos simplificados do resultado de uma empresa, onde determinamos a rentabilidade de um produto. Entendemos que esse critério deve ser estendido para todos os produtos da empresa, possibilitando determinar as metas de vendas, as comissões por produto e/ou por mix de produtos, os investimentos em propaganda, p.ex., em determinados nichos de mercado ou produto, dentre tantas outras decisões estratégicas.

Demonstrativo de Resultados Unitário Total
Receita Operacional      35,00      35.000,00
Custo Mercadorias Vendidas (CMV)      12,00      12.000,00
Despesas Variáveis       2,00       2.000,00
[ = ] Margem Contribuição     21,00   21.000,00
60,00% 60,00%
     
Custos Fixos       2,00       2.000,00
Despesas Fixas       4,00       4.000,00
     
Lucro Bruto      15,00   15.000,00
Ponto de Equilibro em Valores
Despesas Variáveis / % Margem Contribuição
Despesas Variáveis =        2.000,00  
Margem de Contribuição = 60,00%  
Ponto Equilibrio em Valor =   3.333,33
     
Ponto de Equilibro em Quantidade
Custos+Despesas Fixas / % Valor Margem Contribuição
Custos+Despesas Fixas =  R$   6.000,00  
Margem de Contribuição =  R$       21,00  
Ponto Equilíbrio em Quantidade =        286

Se você quiser saber mais sobre o ponto de equilíbrio, sobre precificação dos seus produtos ou mesmo sobre a elaboração de relatórios de controladoria diferenciados, entre em contato conosco, pois, somos especialistas no assunto e, ficaremos honrados em ajudá-los.