O fluxograma de processos é uma representação gráfica que descreve os passos e etapas sequenciais de um determinado processo. Muitos estudiosos emplacam o fluxograma na lista das ferramentas da qualidade.

Esta ferramenta pode ser utilizada para abordar os processos de qualquer organização.

Por meio de figuras geométricas e outros elementos similares, um fluxograma quando bem elaborado consegue simplificar o fluxo de informações, o fluxo das atividades e entre outros elementos que compõem cada tipo de processo em uma organização.

As principais funções do fluxograma de processos são:

  • Melhorar a compreensão dos processos e como eles estão interligados;
  • Mostrar como as atividades e rotinas de trabalho são desenvolvidas na organização;
  • Identificar problemas e gargalos que geram desperdícios e retrabalhos.

Os dois fluxogramas mais conhecidos são: Fluxograma de Processos Linear e o Fluxograma Funcional.

Fluxograma de Processos Linear

O Fluxograma de processos Linear é um diagrama que exibe a sequência de trabalho com o acréscimo dos pontos de decisão durante o fluxo. Sua abrangência pode auxiliar os processos na identificação de gargalos, retrabalhos e redundâncias nos processos. Geralmente é utilizado para explicar o funcionamento de determinada tarefa.

Fluxograma de processos Funcional

O Fluxograma de processos Funcional é um diagrama que divide os processos entre as áreas e departamentos. Sua funcionalidade é essencial para o processo que engloba diferentes atividades, mas que representam um único fluxo de entrada e saída. É ótimo para integrar as diferentes pessoas que são responsáveis pelos processos e como elas interagem.

Para saber mais a respeito desse assunto e de outros, entre em contato conosco

www.planemp.com.brcontato@planemp.com.br