O EVA surgiu pela falta de indicadores de desempenho para expressar a real criação de riqueza das empresas. O Economic Value Added, carinhosamente chamado de EVA, foi criado pela consultoria Stern Stewart & Co., de Nova York (EUA), com o objetivo de mensurar se um determinado investimento está trazendo reais ganhos para seus acionistas.

Acrônimo de língua inglesa, EVA, significa em bom português, o Valor Econômico Adicionado, ou, de uma maneira resumida, Valor Adicionado (ou, ainda, Valor Agregado). O EVA é um indicador que demonstra a criação ou destruição de valor. De acordo com o professor Assaf, representa o custo de oportunidade do capital aplicado por credores e acionistas como forma de compensar o risco assumido no negócio.

O Economic Value Added se originou de uma necessidade das empresas de conseguirem expressar a criação de riqueza, constituindo-se, desse modo, em uma ferramenta que possibilita profissionais financeiros mensurarem a criação de valor do negócio. Com o resultado do cálculo do Valor Agregado acionistas, investidores e executivos obtém uma visão mais acurada com relação à rentabilidade do capital empregado em um investimento. Por isso dizemos que o EVA apresenta se o capital foi bem investido em termos de geração de riquezas para o negócio.

Para economistas, Valor Agregado está relacionado com o custo de oportunidade e trata-se do lucro econômico. Para você entender melhor, o EVA é o valor dos bens produzidos por uma empresa, depois da dedução dos custos dos insumos adquiridos de terceiros (como bens intermediários, matérias-primas, serviços), utilizados na produção, bem como a dedução do custo de capital dos acionistas de forma a compensar o risco.

Tendo em vista que o EVA mede a lucratividade real de uma empresa, com as informações obtidas por meio do seu cálculo, profissionais de finanças conseguem mensurar o lucro econômico de um novo negócio. Assim, estão aptos a apoiar a alta diretoria na tomada de decisão em investimentos em novas empresas, por exemplo.

Quando falamos em EVA também estamos falando em um indicador para avaliar se um determinado investimento é ou não viável. Por isso, não podemos esquecer dos outros indicadores também utilizados para esse fim. Cada um possui suas particularidades e ninguém mais do que o profissional da área de planejamento e controladoria para saber da importância de todos eles.

De acordo com o EVA, empresas devem criar retornos financeiros a uma taxa acima do custo de capital. Isso porque a ideia por trás do Valor Adicionado é que organizações podem ser chamadas de lucrativas somente quando geram riquezas para seus stakeholders (interessados).

Você deve estar pensando, então, que é o lucro que a empresa está dando, certo? Pois bem, o lucro operacional da companhia, após imposto de renda, tem que ser suficiente para pagar os juros aos credores e ainda sobrar dinheiro suficiente para dar o retorno desejado pelos acionistas (atingir ou superar o TIR, aquela Taxa de Expectativa do Acionista). Não basta, portanto, que a última linha do balanço esteja no azul, ou mesmo crescendo.

E, como você sabe, isso vai muito além do lucro líquido. Portanto, a importância do EVA está em servir como um reflexo do desempenho financeiro.

Além disso, como o Valor Agregado concentra-se na verdadeira criação de valor, ele leva a melhores decisões de gestão. Importante ressaltar que o EVA pode ser aplicado em toda a estrutura organizacional. Por isso, o indicador pode servir como uma maneira de motivar e responsabilizar o pessoal. Adicionalmente, faz com que gestores fiquem mais atentos à performance de suas áreas.