Se conceituarmos que a Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos ocorridos numa empresa (entidade), podemos dizer que a Controladoria é o segmento da administração e contabilidade que colabora com o controle das operações e tomada de decisões do gestor.

A importância da controladoria é evidente, afinal, de forma simples, a Contabilidade atua sobre os eventos passados, e ela, sobre o futuro, através do desenvolvimento de planejamentos e estudos que orientam o gestor sobre todos os pontos relevantes da empresa.

Vejam que, a decisão sobre investir num ativo ou no lançamento de um produto, requer projeções de vendas, de custos e despesas, bem como, uma análise detalhada sobre o retorno desses investimentos. E, todas essas atividades são desenvolvidas com base na contabilidade (passado) pela controladoria (tentando prever o futuro).

Rotinas da Controladoria

Sabendo que o líder da controladoria é o controlador (controller), fica evidente que a sua atuação é baseada em processos de controle, com premissas pré-definidas pelos gestores de alto escalão das empresas.

Toda a atividade se inicia com a estruturação de processos e procedimentos, das áreas financeira e de contabilidade, mas, com o envolvimento em todas as áreas da empresa, como as áreas de pessoal, de vendas e de manutenção.

Definidas as premissas, o responsável – controlador – elabora e apresenta os relatórios combinados, visando possibilitar que os gestores tomem decisões balizadas em estudos técnicos confiáveis.

BPO Financeiro e Controladoria na Planemp

Para os clientes que contratam nossos serviços de BPO Financeiro, apresentamos diversos relatórios gerenciais, desenvolvidos sob medida para cada segmento e atuação de nossos clientes.

Esses relatórios possibilitam que a empresa conheça seu resultado, possa maximizá-lo e, ainda, possa projetar os eventos futuros.

Dentre outras atividades que desenvolvemos no departamento de controladoria, podemos destacar:

– Monitoramento dos departamentos de pessoal, fiscal e contabilidade;

– Gerenciamento da tesouraria (contas a pagar e a receber);

– Gestão dos recursos disponíveis;

– Apresentação do DRE Gerencial, com estimativas baseadas nas premissas pré-combinadas.

Entre em contato conosco e saiba mais a respeito da integração dos serviços de BPO Financeiro e Controladoria. Você vai surpreender com as possibilidades de relatórios que são gerados e podem lhe ajudar na tomada de decisões.