A terceirização das atividades administrativas-financeiras, atualmente se mostra no país como realidade, aliada as rotinas habitualmente terceirizadas relacionadas à pessoal, à área fiscal e de contabilidade.

Através dessa terceirização, as empresas podem se dedicar exclusivamente às suas atividades, tendo à sua disposição, profissionais habilitados e atualizados nessas atividades específicas de suporte operacional.

Assim, o chamado BPO Financeiro nada mais é do que a contratação de uma empresa terceira para realizar a gestão das finanças do seu negócio, complementada pela operacionalização do dia-a-dia financeiro, contemplando o agendamento dos compromissos, a análise do fluxo de caixa, as atividades relacionadas às cobranças e busca de recursos quando necessário.

Muitos empresários ainda tentam atuar no departamento financeiro, mesmo sem qualquer conhecimento técnico, apenas pagando boletos que recebem, sem um estudo mais profundo do que está sendo pago.

Atividades do BPO Financeiro

Cada segmento e forma de atuação exige o desenvolvimento de tarefas específicas, mas, regra geral, toda empresa – pequena/média/grande – precisa de gestão financeira, afinal, sem um profundo entendimento do que acontece no fluxo de caixa, o negócio sempre estará em risco.

A princípio, para a maioria das empresas, se forem realizadas as atividades básicas do BPO Financeiro, uma certa melhoria já se verificará e, como exemplo dessas atividades, podemos citar:

  • Cotação de mercadorias e serviços;
  • Agendamento de compromissos;
  • Envio de duplicatas para cobrança bancária;
  • Acompanhamento do pagamento dos clientes;
  • Atualização do fluxo de caixa e projeção futura;
  • Apresentação de relatórios personalizados, conforme a atividade/atuação.

Com a terceirização das rotinas administrativa-financeiras, a empresa cliente pode se dedicar exclusivamente ao seu negócio e ainda pode escolher que tipos de relatórios deseja receber para acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos e da sua performance.

Habitualmente nas empresas, as atividades administrativas-financeiras são exercidas por mais de uma pessoa e, com dedicação exclusiva; sendo que, na contratação do BPO Financeiro, tais pessoas acabam por ser liberadas para atividades que colaborem com a geração de receitas, deixando assim, de serem vistas como despesas operacionais.

BPO Financeiro da Planemp

Para as empresas com equipes reduzidas e sem foco nas rotinas administrativas – o caso da maioria esmagadora das pequenas e médias empresas em atuação no país – a terceirização das atividades financeiras garante a execução por experts no assunto, com dedicação específica e compartilhamento de conhecimento oriundo da terceirização prestada para várias empresas de várias segmentos.

Aqui na Planemp, entendemos que as atividades do financeiro são tão específicas como as atividades de contabilidade e, em razão disso, devem ser desenvolvidas por profissionais especializados, com fodo exclusivo.

Assim, oferecemos o serviço de BPO Financeiro, em complementação aos serviços tradicionais de terceirização de Contabilidade e, com essa integração, os relatórios são apresentados com qualidade superior, de forma enxuta e rápida.

Muitas empresas nos questionam sobre o preço dos serviços – acreditando que o custo da contratação é elevado – mas isso não é uma realidade, afinal, os custos operacionais dessa atuação, são diluídos entre vários clientes e, como exemplo, temos planos a partir de R$ 1.000,00 mensais.

Se você gostaria de conhecer mais a respeito desse assunto, entre em contato conosco, um de nossos especialistas poderá lhe explicar em detalhes a rotina de trabalho. E, tenha certeza que, com a contratação, sua equipe vai poder se dedicar exclusivamente à sua empresa.