Muitas empresas apuram lucros significativos, mas, quando analisam o seu fluxo de caixa, pagaram tarifas, despesas, multas e juros, os quais poderiam ter sido evitados se fizessem uma gestão profissional do seu caixa. Como resposta, os empresários e até os gestores, dizem que precisam se dedicar as atividades que geram receita, sendo menos importante as rotinas de pagamento.

E, muitas das vezes, eles estão realmente atolados no desenvolvimento do negócio e, os sócios fundadores, acabam por se envolver não exclusivamente nas rotinas financeiras, assim, desperdiçando recursos preciosos de tempo e dinheiro.

O BPO Financeiro se mostra uma oportunidade para as empresas, na medida em que, profissionais dedicados, se incumbem das rotinas de cobrança, pagamento e emissão de relatórios, possibilitando que a empresa contratante, se dedique exclusivamente à sua atividade fim.

Especialmente para as pequenas e médias empresas, o BPO Financeiro significa ter o tempo todo, equipe dedicada ao cumprimento das obrigações, seja tratando dos básicos agendamentos ou emissão de extratos, até as atividades mais complexas, como a elaboração do Fluxo de Caixa, do Fluxo de Caixa Projetado e ainda, dos comparativos entre o fluxo projetado e o fluxo realizado.

A contratação do BPO Financeiro pelas pequenas e médias empresas, garante a execução dos trabalhos com alta qualidade, afinal, as tarefas são desenvolvidas e supervisionadas por pessoal especializado; para as empresas maiores, este modelo pode liberar as pessoas do desenvolvimento de trabalhos manuais, possibilitando que tais colaboradores possam ser realocadas para funções mais estratégicas.

         As atividades de um BPO Financeiro

Cada empresa apresenta necessidades muito particulares, em razão do negócio, do tipo de cliente, do modelo operacional, assim, o BPO Financeiro pode desenvolver distintas atividades para diferentes empresas.

O BPO Financeiro, regra geral, contempla acompanhar a movimentação bancária da empresa, passando pelo agendamento dos pagamentos e recebimentos, emissão de extratos, indicações sobre o movimento de aplicações financeiras, elaboração do fluxo de caixa, mas, pode também se envolver na elaboração e apresentação de indicadores financeiros, na análise de crédito, na gestão de documentos da empresa para a contabilidade, na emissão de notas fiscais e boletos, entre outros.

Dessa forma, com uma equipe profissional para realizar a gestão financeira do negócio, pode-se perceber uma significativa melhora nos resultados, afinal, uma boa Gestão Financeira permite que o empresário e/ou a equipe de gestão, foque sua atenção para o futuro da sua empresa e se prepare para realizar novos investimentos, abrir novas áreas de atuação, diversifique linhas de produtos ou tome quaisquer outras medidas com a finalidade de aumentar a rentabilidade do negócio.