A gestão financeira de uma empresa é o que define o seu perecimento ou a sua extinção.

Diante dessa premissa é obrigatório que os empresários e/ou equipes de gestão, façam uma análise sistêmica sobre a performance do negócio e, muito aconselhável, das unidades de negócio dentro da empresa.

Além de fazer uso de sistemas de controle de pagamentos, de controle de contratos, de controle de receitas, é primordial que se elabore um Demonstrativo de Resultado do Exercício detalhado, contemplando cada nuance da atividade, sem se deixar levar por modelos padronizados, afinal, cada empresa têm sua especificidade e, essas questões precisam estar computadas no seu DRE.

A evolução natural do DRE Contábil – que serve não só para direcionar as decisões da alta administração, mas, também para cumprimento das obrigações fiscais – é representada pelo DRE Gerencial, no qual, além dos custos e despesas legais, são imputados aqueles dispêndios relacionados às obrigações contratuais que não podem figurar no DRE Contábil (provisões de multas contratuais por rescisão antecipada, p.ex.).

A DRE é elaborada para demonstrar o desempenho econômico de uma empresa num determinado período de tempo (mensal, mensal cumulativo, trimestral ou anual) e, através dela, o empresário e/ou a equipe de gestão, podem não só direcionar o resultado apurado, como também, podem fazer ajustes nos preços de seus produtos/serviços ou ainda, podem buscar a redução de seus custos e despesas, com vistas a melhorar o resultado final.

A DRE Contábil pode conter apenas os dados globais consolidados da empresa, mas, especialmente a DRE Gerencial, deve ser elaborada por unidade de negócio, por filial ou ainda por estabelecimento, possibilitando com isso, que os gestores comparem os resultados de forma detalhada, buscando fazer ajustes em cada unidade de negócio, sem que isso afete negativamente uma outra unidade.

Com a DRE bem planejada e elaborada, o empresário e/ou a equipe de gestão, poderão ter uma visão clara sobre a Receita Operacional da empresa, bem como, sobre os impostos indiretos incidentes. Também será possível verificar e identificar os custos, as despesas e o lucro do negócio.

Essa ferramenta de gestão, possibilita uma tomada de decisão segura, baseada em dados reais e pode direcionar recursos para áreas mais rentáveis da empresa, bem como, podem servir para decidir sobre investimentos e até sobre o encerramento de determinadas unidades ou estabelecimentos.